Alugue um carro
Alugue um carro aqui

O mês de Novembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata.

Novembro Azul — Conscientização Para o Tratamento do Câncer de Próstata

O mês de Novembro é marcado pela conscientização sobre o câncer de próstata e informações sobre prevenção e o incentivo à realização de exames que identificam o surgimento dessa doença.

Confira algumas informações importantes que a Unidas selecionou para você ter conhecimento dos riscos e saber como se prevenir.

O câncer de próstata

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata acontece em 17 de novembro e, pensando nisso, a Austrália criou o movimento do Novembro Azul, em 2003. Devido à importância da conscientização, aos poucos, o resto do mundo aderiu à campanha.

No Brasil, especificamente, este é o segundo tipo de câncer que mais atinge o sexo masculino — perde apenas para o de pele. Além disso, no quadro geral, este é o quarto que mais atinge a população brasileira.

Inclusive, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), anualmente ocorrem 70 mil novos casos no país. Quanto às mortes, foram registradas mais de 15 mil somente em 2017.

Apesar desses números, o preconceito com o exame de toque ainda está presente na sociedade, tornando mais difícil a procura por exames preventivos. Por conta disso, as campanhas do Novembro Azul se fazem tão importantes.

Entenda a doença

Em geral, o desenvolvimento do câncer de próstata costuma ser diagnosticado em pessoas com mais de 65 anos de idade. Desta forma, o recomendado é que os exames comecem aos 50 para aqueles que não apresentam histórico da doença na família e aos 45 para os que têm familiares que já sofreram com a enfermidade.

É necessário prevenir, já que não é comum ter nenhum sintoma nos estágios iniciais. Durante o desenvolvimento, se assemelha ao crescimento comum da próstata, gerando dificuldades para urinar e aumentando a frequência de idas ao banheiro. O câncer é dividido em quatro estágios:

  1. não detectável por toque;
  2. detectável por toque, mas ainda está dentro da próstata;
  3. chegou às vesículas seminais;
  4. se espalhou para os arredores, como reto, bexiga e até mesmo ossos.

Além da predisposição genética, hábitos como o consumo de comidas gordurosas, alcoolismo, fumo, sedentarismo e possuir sobrepeso podem contribuir para o surgimento do câncer de próstata.

Depois de diagnosticado, alguns dos procedimentos comuns são a cirurgia para remoção do tumor, a quimioterapia e a radioterapia — dependendo da gravidade do caso.

Agora que já sabe do que se trata o Novembro Azul, não se esqueça de agendar uma visita ao médico! Vamos juntos combater o câncer de próstata.