Alugue um carro
Alugue um carro aqui

Dicas para curtir o melhor da festa junina no Brasil

Dicas para curtir o melhor da festa junina no Brasil

Chegou junho e com ele uma das festas mais amadas do Brasil: a festa junina.

Culturalmente, é uma das tradições que marcam a metade do ano e também a chegada do inverno no país. Além disso, existem as comidas típicas, a caracterização, as brincadeiras e a gastronomia que podem apresentar algumas diferenças nas cinco regiões do Brasil. Mas a essência é a mesma: festejar com os amigos e a família. 

 

CAMPINA GRANDE - PB

E é na Paraíba, mais especificamente em Campina Grande, que acontece a maior festa junina do Brasil, ou o maior São João do mundo, como é carinhosamente chamado.

A cidade é um dos principais polos comerciais do nordeste e também considerada um polo tecnológico da América Latina, de acordo com a revista Newsweek.

E se você estiver pensando em conhecer mais sobre a cultura junina, vale a pena considerar uma viagem para a cidade. Confira a seguir alguns lugares para curtir o melhor desta época:

 

SALÃO DO ARTESANATO DA PARAÍBA

O que até 2017 era um espaço de exposição de artesanatos de todos os cantos da Paraíba, hoje é conhecida como Vila Junina, um espaço com atrações musicais diárias e entrada franca. Fica localizado na Avenida Brasília e funciona das 19h até meia-noite. Dizem que quem vai uma vez, nunca mais deixa de ir todo ano.

 

VILA SÍTIO SÃO JOÃO

Um espaço com 28.000m² que funciona o ano inteiro, com forró aos finais de semana, a Vila Sítio São João recria uma verdadeira vila nordestina do século 20, com vendinhas, casas, Igreja, restaurantes e dois grandes palcos para shows. Vários trios de forró pé de serra animam os visitantes. Para entrar é preciso contribuir com 20 reais a inteira, ou 10 a meia. Para quem quer mergulhar na cultura nordestina, vale muito a pena conferir.

 

LOCOMOTIVA DO FORRÓ

Já imaginou dançar forró dentro de um trem em movimento? É esta a proposta da Locomotiva do forró que faz diversas viagens durante o mês de junho, partindo da antiga estação ferroviária de Campina Grande e indo até o distrito de Galante. O percurso dura cerca de 1h30 e dentro da locomotiva de cada um dos 8 vagões, existe um trio próprio de forró e bar para animar os turistas. No final da viagem, os passageiros ainda são convidados a assistirem mais um show em Galante. Uma experiência como essa não dá pra perder, não é mesmo? 

 

PARQUE DO POVO

Com mais de 42mil m² de espaço, o local abriga a principal festa junina de Campina Grande. Localizado próximo ao centro da cidade, está dividido em 3 ambientes: Palco Principal, Pirâmide e Cidade Cenográfica. No espaço do Palco Principal é onde acontecem os grandes shows da noite. Um palco com duas frentes permite que os cantores alternem a apresentação entre a área gratuita e os camarotes pagos. As atrações são de vários estilos musicais: forró, forró estilizado, sertanejo universitário, sofrência, brega e até eventos religiosos. Os shows acontecem de quarta a domingo, sempre a partir da 18h.

Na pirâmide ocorrem as apresentações das quadrilhas no final da tarde e no restante da noite shows de trios de forró. Vale a pena conferir!

  

CARUARU - PE

Não muito distante de Campina Grande, cerca de 150 quilômetros, acontece outra festa junina brasileira muito conhecida, a de Caruaru. Dizem que a disputa pelo posto de maior São João do Mundo entre ambas é bem acirrada.

Caruaru é uma das maiores cidades do sertão nordestino e você encontra os principais endereços médico-hospitalares, acadêmicos, culturais e turísticos da região. Também é a terra do Mestre Vitalino, importante artesão que representou o folclore nordestino para o mundo.

Confira as principais atrações da cidade no mês de junho: 

 

PÁTIO DE EVENTOS LUIZ GONZAGA

Esse é o local principal da festa da cidade. Uma área fechada, com um palco enorme, camarotes, bares e restaurantes. Nesse palco é onde acontecem os grandes shows da festa, de quinta a domingo. Além do palco principal, o espaço também oferece pavilhões menores com atrações como trios de forró. Dizem que é o maior ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro que querem conhecer a festa junina brasileira.

 

O ALTO DO MOURA

"Um bairro transformado em espaço junino", é isso que os moradores dizem sobre o local. A 7km do centro da cidade, o Alto do Moura, tem cada casa transformada em restaurante ou bar que toca forró nesta época do ano. No local também existe uma grande tenda com palco onde se apresentam bandas de forró. Além disso, o local possui uma grande quantidade de artesanato, principalmente os bonecos de barro inspirados no Mestre Vitalino.

 

POLO CULTURAL ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

A Antiga estação central de Caruaru foi transformada em uma vila cenográfica onde é possível encontrar elementos de uma festa junina bem típica do interior, como roda gigante, pescaria, tiro ao alvo e brincadeiras. Com tendas com bandas de forró, repentistas e lojas de artesanato, é um local bastante indicado para passeios em família.

 

Depois destas dicas, não dá nem pra pensar em outro lugar pra conhecer a verdadeira festa junina, não é mesmo? Dá até pra visitar as duas maiores festas juninas do mundo em uma só viagem.

 

Alugue um carro com a Unidas e caia na estrada! Vamos Juntos.