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Na hora de alugar um carro, não há dúvida de que a Unidas é a melhor opção. Para ficar ainda mais fácil, separamos as principais Perguntas & Respostas sobre o processo de alugar um carro. Veja abaixo.

Conheça todas as perguntas frequentes na hora de alugar um carro e viaje com mais tranquilidade com a Unidas.

• Quais são os requisitos para alugar um carro na Unidas?

Para alugar na Unidas, você precisa ser maior de 18 anos, ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva ou provisória e um cartão de crédito.

• Quais são os documentos necessários para contratar o serviço da Unidas?

Apenas a CNH do(s) condutor(es) do veículo e um cartão de crédito, é fácil.

• Quais são as formas de pagamento disponíveis?

É necessário possuir um cartão de crédito para que seja efetuado o pagamento do valor da pré-autorização. Já para o valor da locação, poderão ser utilizadas como forma de pagamento: dinheiro, cartão de crédito ou débito.

• Para alugar o carro é necessária uma pré-autorização, o que isso significa?

A Unidas fará o bloqueio de um determinado valor, dependendo do grupo de veículo e proteções selecionadas, que será utilizado caso haja alguma avaria no carro, ou em casos de inadimplência. Essa é uma medida de segurança padrão para aluguel de carros e a forma mais segura tanto para o locador quanto para o locatário. O valor é automaticamente estornado assim que o veículo é devolvido.

• Sou menor de 21 anos, posso alugar um carro mesmo assim?

Basta ter uma Carteira Nacional de Habilitação para poder alugar um carro com a Unidas. No entanto, caso a sua CNH seja provisória, será obrigatória a contratação da Proteção Junior, que custará a partir de R$ 49,00 por diária, dependendo do grupo de veículo selecionado.

• Minha Carteira de Habilitação está vencida ou prestes a vencer, posso alugar mesmo assim?

Se a sua CNH estiver prestes a vencer, sim, é possível alugar. Caso a sua CNH já esteja vencida, não será possível fazer a locação.

• Em caso de furo do pneu, perda ou quebra da chave, como proceder?

Se furar o pneu, ligando na assistência técnica da Unidas (0800 772 0994), o cliente tem direito ao guincho e à troca do veículo. No caso de perda da chave, ligando no mesmo telefone é possível receber a assistência necessária.

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• Em caso de furto ou roubo do veículo, como proceder?

Em caso de sinistro (roubo, colisão, depredamento, incêndio), o cliente deve entrar em contato pelo telefone 0800 772 0994 e realizar o boletim de ocorrência em até 72 horas. Nesse caso, ele estará coberto pelo valor da participação obrigatória (franquia) ou pelo valor da avaria/reparo, se for menor que a franquia.

• Em caso de multa de trânsito, como proceder?

Ao receber uma multa registrada durante o seu período de locação, a Unidas entrará em contato e enviará uma notificação por e-mail. O pagamento da multa é efetuado no cartão de crédito informado do Cliente no ato da abertura do contrato e é necessário atentar-se aos procedimentos de indicação do condutor descritos neste e-mail. Os pontos são contabilizados na CNH indicada.

• Em caso de acidente de trânsito, como proceder?

No caso de acidente de trânsito, é necessário ligar na assistência 24 horas pelo telefone 0800 772 0994 e solicitar um guincho e um táxi que o levará até a loja mais próxima para realizar a substituição por outro veículo. Também é necessário realizar um boletim de ocorrência.

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• Existe diferença entre KM Livre e KM Controlado?

Sim, a Unidas tem KM Livre para locações de 1 a 20 dias, ou seja, você pode dirigir o quanto quiser. Para locações de 21 a 30 dias, ocorre o KM Controlado, ou seja: caso você ultrapasse o limite de 4.500 quilômetros durante esse período, será cobrado R$ 0,45 para cada KM adicional.

• Eu preciso fazer a reserva antes de retirar o carro na loja ou posso ir direto na loja?

Você pode fazer a sua reserva com antecedência, o que é mais recomendado, pois assim você garante que haverá disponibilidade do grupo de carro desejado. No entanto, você pode alugar presencialmente, indo diretamente na sua loja de preferência, caso haja disponibilidade de veículos no local. Confira a lista completa das lojas aqui. A retirada diretamente nas lojas está sujeita à disponibilidade de veículos no local escolhido.

• Como são calculadas as diárias?

A cada 24 horas, é contabilizada uma diária de locação. Caso a devolução do veículo ultrapasse o horário previsto, a cada hora extra, será cobrada a razão de 1/6 do valor da diária contratada. Após a sexta hora adicional, será cobrada uma nova diária de locação. Quanto às Proteções Unidas, após a primeira hora de tolerância, será cobrado o valor integral de uma diária da(s) proteção(ões) contratada(s).

• Eu posso alugar por menos de uma diária?

Sim, mas será cobrado o valor de uma diária inteira. O período mínimo de locação é de 24 horas na maior parte da rede Unidas. Nas lojas localizadas na Etna Berrini, Leroy Merlin São Bernardo, Jaguaré e Tamboré, em São Paulo, mediante comprovante fiscal de compra realizada nessas lojas, é possível alugar um carro por períodos mais curtos. No caso, o período mínimo de 2 horas custa a partir de R$ 39,90.

• E se eu precisar do carro durante muitas diárias, por exemplo, mais de 30 dias?

O período máximo para locações feitas por meio do site da Unidas é de 30 dias. Para períodos maiores, é necessário contato prévio direto com a nossa Central de Reservas ou com a loja de retirada. O telefone da nossa Central de Reservas é 0800 121 121 ou você pode encontrar a lista de lojas e os seus contatos por aqui.

• Se eu resolver devolver o carro antes do término do meu contrato de aluguel, o que acontece?

Caso você devolva o carro antes do período locado, o valor final cobrado será equivalente às diárias utilizadas desde o momento de retirada até a data real de devolução.

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• Estou sem tempo para fazer pela internet, posso reservar pelo telefone?

Você pode realizar sua reserva via Central de Reservas pelo número 0800 121 121. Ela funciona 24 horas por dia.

• Posso devolver o carro depois do horário e/ou da diária estipulada?

A Unidas tem tolerância de uma hora após a hora estipulada, desde que o horário de funcionamento da loja seja respeitado. Caso o atraso seja de 6 ou mais horas, é cobrada uma nova diária.

• Como faço para cancelar uma reserva?

O cancelamento pode ser feito pelo site da Unidas, na seção “Minhas Reservas” - pelo e-mail de confirmação de reserva (nele há um botão de cancelamento), ou via Central de Reservas, pelo número 0800 121 121. Importante reforçar que, caso você não compareça na loja em até 2 horas após o horário de retirada prometido, sua reserva será cancelada automaticamente, por isso, evite atrasos.

• Posso alugar em uma cidade e devolver em outra?

Sim, é possível. Se a devolução for acontecer em uma cidade diferente, será cobrada a taxa de devolução, que pode variar dependendo do trecho. 

• Quantas lojas a Unidas possui?

A Unidas dispõe de uma rede de mais de 270 lojas de aluguel de carros, distribuídas por todo o Brasil. Para conferir a lista completa, clique aqui.

• A Unidas tem lojas nos aeroportos?

Sim, a Unidas está presente nos principais aeroportos do país. Você pode consultar no site as unidades mais próximas de você.

• A Unidas disponibiliza translado nos aeroportos?

Sim, a Unidas garante gratuitamente para você o transporte do aeroporto até a loja e vice-versa.

• É possível alugar em outros países, além do Brasil?

Sim. No exterior, você pode alugar com a Alamo, parceira global da Unidas. Para isso, basta acessar o site da Alamo Brasil ou ligar para 0800 121 121 e informar que você gostaria de fazer uma locação internacional.

• Eu não dirijo, posso alugar um carro com motorista?

Sim. Para isso, você precisará colocar o seu amigo ou familiar como motorista adicional. Caso queira um motorista particular, a Unidas disponibiliza o serviço exclusivamente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, desde que a reserva seja feita com 48 horas de antecedência. Para esse caso, a reserva deverá ser feita via Central de Reservas, exclusivamente pelo número 0800 121 121.

• Além de mim, qualquer um pode dirigir um veículo alugado?

Nesse caso, o seu amigo ou familiar deverá ser cadastrado como motorista adicional pelo valor de R$ 5,90 a diária. Se isso não for feito, caso aconteça algum imprevisto, como um sinistro no carro, a franquia contratada por Proteção não será válida, ou seja, você terá que arcar com o valor total dos reparos.

• Posso viajar para o exterior com o carro?

Não é permitido cruzar a fronteira do Brasil utilizando um veículo alugado.

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• Posso reservar um modelo de carro específico?

A Unidas não pode garantir modelo ou cor específica, mas sim que o carro locado seja participante do grupo selecionado no momento da reserva (ou superior, caso haja indisponibilidade).

• O que são os grupos de veículos no processo de reserva?

A Unidas contém diversos tipos de carro que são agrupados de acordo com certas características. Por exemplo: carro 1.0 sem ar-condicionado e sem direção hidráulica (Grupo A - Econômico) e assim por diante. Confira a lista completa aqui.

• Como eu posso saber qual tipo de grupo e/ou veículo é o melhor para a minha viagem

Depende de sua necessidade, se for viajar com 7 pessoas, por exemplo, será necessário um carro com 7 lugares. Ou se precisa de um carro mais potente para trilhas, por exemplo, seria melhor um carro 4x4, e assim por diante. A Unidas sempre terá um carro que se encaixa melhor nas suas necessidades. Se quiser saber mais ligue para 0800 121 121 que um de nossos atendentes poderá te ajudar.

• Quais as diferenças entre os tipos de Proteção oferecidos?

A diferença está no valor de pré-autorização, na cobertura oferecida por cada uma, no valor de participação obrigatória e no valor que você pagará por diária.

• Eu posso contratar algum tipo de serviço adicional? Quais?

Sim. Você pode reservar e contratar acessórios extras para o seu veículo, tais como: cadeira de bebê, assento elevação, GPS, bebê conforto, kit praia - disponível nas cidades de Natal, Florianópolis, Navegantes, Recife, Salvador, Rio de Janeiro (aeroportos SDU e GIG) e São Paulo (aeroporto GRU), tanque cheio ou até mesmo fazer um upgrade para um grupo superior.

• Quando eu for devolver o veículo, preciso entregar com o tanque cheio?

O cliente sempre receberá o carro com o tanque cheio e assim esperamos que ele seja devolvido. Caso não seja possível, será cobrado um valor por litro a ser estabelecido em cada loja. Lembrando que a Unidas oferece o serviço “Tanque Cheio”, que permite que o cliente contrate previamente a possibilidade de devolver o veículo com o tanque vazio ou parcialmente cheio.

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• Posso devolver o carro sujo?

É esperado que o cliente devolva o carro de forma semelhante à que foi entregue.

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• Por que é mais fácil alugar um carro?

Porque você só terá o investimento da locação e do combustível! Os custos de manutenção do veículo são todos por conta da Unidas. Além disso, a liberdade de poder alugar um carro para ir e vir para onde quiser é única. Certamente é a opção mais econômica e cômoda para se locomover.

Tire suas dúvidas, faça a sua reserva e pé na estrada, sem preocupações!

Você ainda tem uma pergunta? Manda pra gente lá no Facebook que vamos te responder rapidinho. 😉 🚙