Alugar Agora

Separamos as melhores brincadeiras para fazer com as crianças durante as viagens longas. Confira e divirta-se!

Durante uma viagem de carro, as crianças podem ficar um pouco ansiosas durante o caminho. Os aplicativos de games para celulares e tablets podem ser uma boa saída, mas acabam sendo jogos mais individuais que evitam a interação entre todos, sem contar que as baterias não duram pra sempre. Para evitar o tédio e garantir a diversão, a Unidas deixa sua viagem com a criançada ainda mais fácil e separou as 12 melhores brincadeiras e alguns jogos que são perfeitos para longas viagens, pois não exigem mobilidade dos jogadores.

Confira abaixo todos os jogos e não deixe de seguir a nossa página no Facebook para mais novidades.

 

1 - Jogo das 20 Perguntas

A cada rodada, uma pessoa apenas responde às perguntas dos outros jogadores. Antes de começar, o que vai responder as perguntas precisa pensar num objeto, ação ou local. Em até 20 perguntas, os outros jogadores precisam adivinhar o que o jogador da rodada pensou, mas só com respostas que podem ser SIM ou NÃO. Ganha pontos quem acertar primeiro e ganha a vez para responder as perguntas na próxima rodada. Caso ninguém acerte, o jogador que estava respondendo as perguntas ganha os pontos e continua respondendo na próxima rodada até alguém acertar.

12.10.16_12 Brincadeiras para se divertir durante uma viagem_Interna_Post_1

 

2 - Jogo Musical

A cada rodada, um dos jogadores pensa numa música específica e dá a dica para os outros jogadores sobre uma palavra que contém na letra dessa música. Todos os outros jogadores jogam em turnos e cantam uma música cada um que contenha essa palavra escolhida. Caso algum jogador não lembre ou não saiba de nenhuma música com aquela palavra, pula-se a vez. Ganha 1 ponto quem cantar qualquer outra música com essa palavra e ganha 5 pontos e a próxima rodada quem acertar a música específica escolhida originalmente pelo jogador principal da rodada. Caso ninguém acerte, o próximo jogador segue em sentido horário.

12.10.16_12 Brincadeiras para se divertir durante uma viagem_Interna_Post_2

 

3 - Bingo de Placas

Essa brincadeira pode ter 3 níveis de dificuldade, dependendo das idades dos participantes. Para esse jogo, você vai precisar imprimir as tabelas antes da viagem e também não se esqueça de levar uma caneta ou lápis para todos os jogadores. Para facilitar, a Unidas já preparou as cartelas de acordo com os níveis, veja abaixo:

* Recomendamos imprimir as cartelas numa folha tamanho A4 e em formato paisagem para melhor desempenho.

Nível Fácil: Uma cartela impressa em 3x3.

12.10.16_12 Brincadeiras para se divertir durante uma viagem_Interna_Post_4

 

Nível Médio: Uma cartela impressa em 4x4.

12.10.16_12 Brincadeiras para se divertir durante uma viagem_Interna_Post_5

 

Nível Difícil: Uma cartela impressa em 6x6.

12.10.16_12 Brincadeiras para se divertir durante uma viagem_Interna_Post_6

 

Antes de começar, todos os participantes recebem uma cartela em branco. Cada jogador escolhe números de 0 a 9 para completar a cartela - vale repetir os números. Assim que todos tiverem completado de preencher a sua cartela, é hora de definir a cor de carro que será o contém cada número sorteado da rodada do bingo. Se todos escolherem que azul, por exemplo, será a cor em comum, passa a valer o último número da placa de carros dessa mesma cor que forem avistados na estrada. Por exemplo: Carros azuis com o final da placa em 9. Quem tiver 9 na cartela, pode marcar. Caso o jogador tenha colocado mais de um número 9 na mesma cartela, só vale marcar uma vez a cada número da placa avistada na estrada. Ganha quem completar toda a cartela primeiro e gritar BINGO!

4 - Stop sem papel

Todos os jogadores escolhem uma letra e um tema para iniciar, por exemplo: animais com a Letra C. Em sentido horário, a partir do último jogador que falou a palavra por último, cada um fala seu animal com a letra C. Perde quem não conseguir lembrar de mais nenhum ou falar algum repetido. Ganha o último jogador que ficar na rodada.

Lembrete: nessa brincadeira é possível variar com diversas versões. Outras variações de temas podem ser: Frutas, Cidades/Estados/Países, Nomes, Profissão, Cor, etc...

5 - Complete a história

A cada rodada, um jogador inicia contando uma história: “Eu fui fazer uma viagem e levei… (aí escolhe-se um primeiro objeto, exemplo “uma mala”).

O próximo jogador, em sentido horário, precisa repetir a parte do jogador anterior e acrescentar um item, exemplo: “Eu fui fazer uma viagem e levei uma mala e (acrescenta-se um novo item) uma mochila…”.

O próximo precisa repetir todos os itens anteriores e adicionar um novo: “Eu fui fazer uma viagem e levei uma mala, uma mochila e a casinha do cachorro...”.

E assim sucessivamente até algum jogador errar a ordem ou não lembrar dos itens. Ganha quem for o último a sobrar no jogo. O jogo recomeça com o próximo jogador em sentido horário.

6 - Competição das cores

Antes de iniciar a viagem, cada participante escolhe a sua cor de carro. Essa cor é só desse jogador e é importante que não tenha cores repetidas entre os jogadores da viagem. Quando estiverem na estrada, assim que cruzarem com um carro daquela cor, o jogador que escolheu a cor, ganha um ponto. Ganha quem fizer mais pontos no final da viagem.

7 - Letra Proibida

Em conjunto, os jogadores escolhem a primeira letra da placa do primeiro carro vermelho que cruzarem na estrada (a cor pode ser trocada a cada rodada da brincadeira). Essa letra passa ser a letra proibida durante o jogo e não se pode falar nenhuma palavra que contenha essa letra. Ganha quem não falar nenhum palavra com a letra proibida até o final do jogo e tudo recomeça com uma nova letra do próximo carro.

12.10.16_12 Brincadeiras para se divertir durante uma viagem_Interna_Post_3

 

8 - O que eu vi

Nessa brincadeira, a cada rodada, o jogador precisa dar dicas de uma coisa que viu durante a viagem e os outros jogadores precisam tentar adivinhar qual é o item pensado. Se for uma árvore, por exemplo, ele diz: “Eu vi uma coisa verde…”, “…Com folhas…”, e por aí vai. Ganha quem adivinhar primeiro e também o direito a ser o próximo da rodada. Se ninguém adivinhar, o mesmo jogador repete a rodada com um novo item.

9 - Palavras com placas

Nesse jogo, o desafio é formar palavras com as letras das placas dos carros. Valem palavras em outros idiomas também. Podem ser palavras de apenas 3 letras ou mais, só vale quando se usa todas as letras da placa para formar a palavra.

10 - Passou um carro

Cada um dos jogadores escolhe uma marca de carro (a brincadeira também pode funcionar com modelos de carros). A cada vez que se cruza com esse modelo ou marca na estrada, o jogador que a escolheu ganha 1 ponto. No final da viagem, ganha quem tiver feito mais pontos por ter visto mais carros daquela marca/modelo.

11 - Playlist musical

Ouvir e cantar músicas durante a viagem também pode ser bem divertido. Grave ou baixe as músicas para conseguir ouvir offline dentro do carro.

12 - Desenhe o mapa

Com uma folha com o trecho da viagem demarcado como se fosse um mapa de rota traçado, com o ponto inicial e o final, as crianças vão desenhando no decorrer da viagem o que os pais disserem que há pelo caminho. Exemplo: “Atenção, agora vamos entrar no Túnel 1”, “Tem mais um Túnel 2 pela frente", “Olha a curva acentuada à esquerda que dá pra ver o mar", e assim por diante.

Outros pontos de referência para serem desenhados e registrados no Mapa Ao Vivo são: parada para comer, pasto com vacas, plantações de laranjas, fábricas, cidades, pontes, viadutos, lagos, rios, placas, etc. No final da viagem, as crianças comparam os seus mapas e podem acompanhar com o mesmo mapa na volta da mesma viagem.

 

Essas brincadeiras são feitas para quem não está digirindo durante a viagem, assim o motorista fica atento apenas no trânsito da estrada mesmo. Algumas dessas brincadeiras também podem ser adaptadas para entreter as crianças no avião ou durante uma viagem de ônibus.

Agora, com a ajuda da Unidas, ficou ainda mais fácil viajar com as crianças. Aproveite e reserve um carro agora mesmo pra garantir a próxima viagem. A Unidas, além de disponibilizar todas as opções de segurança e proteção aos viajantes, oferece também acessórios especiais para as crianças, confira mais nesse post aqui.

Curtiu as brincadeiras?

Conhece mais jogos para se fazer dentro do carro? Então, mande pra gente lá no Facebook ou no nosso Instagram.

Boa viagem e boa diversão! 👶👦👧