Alugar agora

Marcadas pelas paisagens incríveis, as estradas da Serra Gaúcha são ideais para quem gosta de curtir cada segundo da viagem de carro. Os 350 km da Rota Romântica atravessam mais de 14 cidades e trazem cenários de tirar o fôlego para contemplar de dentro do carro.

A Rota Romântica, que atravessa 14 cidades da Serra Gaúcha e algumas das vistas mais espetaculares do Brasil, é para curtir no maior estilo slow-travel: sem pressa de chegar ao destino e com a paisagem sendo a melhor companheira.

Com um total de 350 km de extensão, ela começa em Porto Alegre (RS) e termina em Gramado (RS). No verão, olhe pela janela do carro: um mar de hortênsias em flor o espera. No inverno, as folhas dos plátanos em tons terrosos cobrem os caminhos. Pelas cidades da rota, uma forte herança cultural europeia, sobretudo alemã, com sua arquitetura pitoresca, e italiana, com a cultura dos vinhedos. Reserve seu carro e pé na estrada!

Nova Petrópolis

1– Relaxe

Aprecie a vista Pertinho do Parque Estadual do Caracol, a estrada que leva à cidade de Canela reserva paisagens obrigatórias para quem está conhecendo a Serra Gaúcha - mais precisamente a Região das Hortênsias. Como o nome sugere, toda a área fica coberta de flores durante o verão e parte do outono.

2- Sorria!

Na Estrada entre Morro Reuter e Dois Irmãos há um mirante - ou Belvedere, uma charmosa construção isolada por um jardim - com direito a mapas e uma vista de tirar o fôlego. Vale a pena descer, estacionar o carro para esticar as pernas e, claro, fazer uma selfie para compartilhar nas redes sociais.

3- Além do Horizonte

Se você prefere evitar curvas muito acentuadas, preste atenção nesta dica: um dos caminhos com as paisagens mais espetaculares - e tranquilos - da Serra Gaúcha fica no sentido de Nova Petrópolis rumo a Porto Alegre. Tome nota: é só entrar à esquerda na VRS 865. O caminho ainda passa pelas cidades de Presidente Lucena e Ivoti.

Gramado Chegada

4- Herança Cultural

Com rica herança cultural alemã, Nova Petrópolis é um dos destaques da Rota Romântica. Para chegar lá acompanhado por paisagens cinematográficas, siga de Porto Alegre pela BR-116. Mas vale a pena lembrar: no outono e inverno, o dia termina por volta das 17h45. Portanto, se quiser chegar até o final da rota, vale a pena sair cedinho.

5- Respire fundo

O último trecho da Rota Romântica liga Nova Petrópolis a Gramado. Para chegar lá, pegue a ERS-235 e aproveite a companhia dos skylines - você estará a mais de 800 metros de altitude. 

6- Gostou das dicas?

Clique aqui e faça a sua reserva, aproveitando toda a facilidade e mobilidade que a Unidas te proporciona para conhecer a Serra Gaúcha de carro.