Alugar Agora

O tamanho de São Paulo intimida os turistas. Então, por que não começar pela beleza exuberante do Parque Ibirapuera?

Inaugurado em 1954, o local é o maior e mais famoso parque urbano de São Paulo, com 158 hectares. Além de atividades ao ar livre todos os dias, o “Ibira” é um polo de cultura e lazer da cidade com estrutura para shows, festivais, exposições e museus.

25.01.17_Aniversário 463 SP_Interna_Post_1

Ibirapuera, “árvore apodrecida” em tupi-guarani, referia-se a uma aldeia indígena que ocupava a região do parque. Hoje, o parque abriga 494 espécies de vegetais, além de inúmeros tipos de borboletas, peixes e aves. Ideal para respirar e ter um momento de lazer e descontração.

Principais motivos para conhecer o Parque:

- Visitar o Museu Afro Brasil e o MAM (Museu de Arte Moderna)

O Museu Afro Brasil é uma viagem de resgate da cultura africana e apresenta um  acervo rico, destacando a sua influência na construção da identidade brasileira. Já o MAM - Museu de Arte Moderna funciona desde 1948 com diversas exposições temporárias, restaurante incrível e lojinha irresistível.

- Fazer um piquenique à moda antiga

Quem nunca estendeu uma toalha na grama do Ibirapuera, perto de um dos três lagos, não sabe o que está perdendo. Ideal para fazer um piquenique no fim da tarde, quando o sol está menos forte. Leve um lanchinho e deixe o passeio ainda mais gostoso.

25.01.17_Aniversário 463 SP_Interna_Post_5

- Ir ao Planetário

Uma verdadeira aula de astronomia no Planetário do Parque Ibirapuera Prof. Aristóteles Orsini para conhecer o espaço, o sistema solar e as constelações. Ingresso: R$ 5 (inteira).

- Ler um livro no Bosque da Leitura

É possível alugar um livro, no acervo do Bosque da Leitura, e curtir uma leitura tranquila no parque. A casinha fica próxima ao portão 7 e funciona todo domingo, das 10h às 16h.

- Praticar esportes ao ar livre

Além de pista para caminhada, aparelhos de ginástica e quadras, é possível alugar uma bike por R$5 e conhecer quase o parque todo pedalando. A área verde também possibilita exercícios como meditação e yoga.

25.01.17_Aniversário 463 SP_Interna_Post_6

- Ter contato com as plantas do Viveiro Manequinho Lopes

O funcionário Manoel Lopes de Oliveira plantou eucaliptos na região do Ibirapuera e assim nasceu o primeiro viveiro. Anos depois, ele foi reformado e ganhou projeto do paisagista Burle Marx com plantas exóticas e ornamentais. Todos os dias, das 7h às 18h.

- Tirar uma foto no Monumento às Bandeiras

O Monumento às Bandeiras, ou popularmente conhecido como o "Empurra", foi idealizado pelo artista Victor Brecheret, o monumento representa os Bandeirantes paulistas em suas diversas etnias, compostas por índios, negros, portugueses, mamelucos.

 

Além disso, confira atividades gratuitas no Parque Ibirapuera:

- Caminhada

As manhãs de terça e quinta começam com energia total após a caminhada promovida pelo Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco). Essa atividade é uma das ações gratuitas do serviço público municipal que têm o intuito de promover a saúde e o bem-estar.

Quem pode participar: pessoas detodas as idades e classes sociais.

Como participar: é pedido o cartão do SUS para a inscrição.

25.01.17_Aniversário 463 SP_Interna_Post_4

- Meditação

A meditação é embasada na sabedoria milenar taoísta e tem o intuito de conectar o homem com a natureza, promovendo a serenidade, paz de espírito e bem-estar.

Todas as quartas-feiras, das 11h às 12h30, na Sede da Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), é realizada gratuitamente durante uma hora e meia a prática de meditação. O acesso à sede é feito pelo portão 7, na Av. República do Líbano, s/nº.

Quem pode participar: pessoas de todas as idades interessadas em praticar a meditação.

Como participar: basta chegar alguns minutos antes à sede da UMAPAZ e apresentar-se para a facilitadora da atividade. Não é preciso inscrever-se antecipadamente.

Contato: (11) 5572-1004 | inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br.

25.01.17_Aniversário 463 SP_Interna_Post_3

- Prática de Tai Chi Pai Lin

O Tai Chi Pai Lin é um conjunto de práticas milenares taoístas com o intuito de promover a saúde, serenidade e longevidade. Introduzida no Brasil pelo Mestre Liu Pai Lin ela integra Chi Kung, Tui Na, Tao In e a medicina tradicional chinesa.

Quando: terças, das 10h às 11h, e sextas, das 9h15 às 10h15.

Quem pode participar: pessoas detodas as idades e classes sociais.

Como participar: é pedido o cartão do SUS para a inscrição.

Aproveite o feriado do aniversário de São Paulo para alugar um carro na Unidas e conhecer um dos principais cartões-postais da cidade. Bom passeio!

25.01.17_Aniversário 463 SP_Interna_Post_2

Auditório do Ibirapuera, para acompanhar a programação cultural, acesse o site aqui.