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Diversos parques brasileiros oferecem programação gratuita com atividades físicas como caminhadas, corridas, ioga e alongamento e o melhor: ao ar livre.

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A preocupação com o corpo e com a saúde aumentam durante o verão. Academias e clubes ficam mais cheios e, muitas vezes, mais caros por causa da alta demanda. Se você já tem o hábito de se exercitar regularmente, a dica deste post pode te ajudar a economizar e ainda a fazer atividades físicas num ambiente novo, diferente e mais agradável. Já se você ainda não pratica nenhuma atividade física, nunca é tarde para começar.

Inicie sua rotina de exercícios com caminhadas leves e vá aumentando gradativamente o percurso e a intensidade para então introduzir outras atividades no seu dia a dia.

Uma boa alternativa é aproveitar as opções gratuitas que os parques de algumas cidades têm a oferecer. Na maioria deles, é possível movimentar o corpo e a mente, em plena natureza e ainda sem pagar nada. Confira abaixo as dicas de 5 parques que separamos em 5 capitais diferentes.

Você conhece mais parques que fazem esse tipo de programação onde você mora? Então, manda pra gente as dicas lá no Facebook para postarmos aqui também.

1 - Aterro do Flamengo @ Rio de Janeiro - RJ

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Oficialmente nomeado como Parque Brigadeiro Eduardo Gomes ou Parque do Flamengo, esse aterro está localizado desde o centro do Rio até a Praia de Botafogo, na Zona Sul. Além dos museus ao longo do parque, você também pode encontrar quadras poliesportivas públicas para prática de esportes em grupo. Os amantes de bike, skate e patins também vão encontrar pistas longas e planas para a prática do esporte. O parque sempre está aberto, por ser uma via de passagem e os melhores horários são no começo da manhã e no final da tarde.

Para saber mais acesse o Visit.rio.

2 - Parque Ibirapuera @ São Paulo - SP

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Além da programação dos museus e casas de espetáculos localizadas dentro do parque, o CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa) organiza diversas atividades físicas dentro do parque. É necessário se inscrever no site antes de participar. Às segundas e quartas, no portão 5 por volta das 8h15, existe um grupo que pratica Xian Gong e Lian Gong - tipos de ginásticas orientais que visam a vitalidade do organismo e evitam dores no corpo, ideal para quem ainda não pratica tantos exercícios ou ainda para quem tem mobilidade reduzida.

Para se inscrever, conferir outras atividades ou saber mais: CECCO IBIRAPUERA.

3 - Parque Senador Jefferson Peres @ Manaus - AM

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O paisagismo e arquitetura do parque remontam o período da economia da borracha, o que torna o parque muito bonito e um refúgio para quem mora ou visita a cidade. Suas pistas permitem a prática do ciclismo, mas se você não possui uma bicicleta, o parque também é ótimo para caminhadas orientadas. Só não deixe de realizar o alongamento antes e depois da atividade.

Para saber mais: Pq. Jefferson Peres.

4 - Jardim Botânico @ Curitiba - PR

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O parque maios famoso da capital paranaense já oferece uma infra estrutura para o bem estar do corpo, conta com espaços apropriados para a prática de alongamento, placas de instruções para ginástica e ainda uma pista iluminada para caminhada em torno de todo o bosque. E para cuidar do bem estar da mente, aos sábados, às 10h, em frente à estufa do parque, há um grupo que pratica a Hatha Ioga. Para participar, leve uma canga e um tapetinho para conseguir ficar confortável no gramado e aproveite os exercícios que são mais focados em respiração, meditação, alinhamento e consciência corporal e relaxamento.

Para saber mais: Yoga no Parque.

5 - Parque Municipal Américo Renné Gianetti @ Belo Horizonte - MG

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Ainda na linha para trabalhar corpo e mente ao mesmo tempo, nas manhãs de sábado (das 08h às 10h) em frente à Praça do Trenzinho, um grupo se reúne para praticar o TaiChi Chuan. De origem chinesa, os movimentos dessa arte marcial são utilizados como uma forma de meditação.

Para saber mais: Portal Prefeitura de BH.

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Boa malhação a todos!